Tutorial para criar mapas.
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z Crazy™
Chin
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Kowaski
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Tutorial para criar mapas.
Bom Gente, esse tutorial do TaRaNiZ é bem explicativo e como o servidor PKRO ta precisando de Mappers quem estiver afim de aprender e virar Colaborador do servidor, A Staff agradece.
Índice
1. Introdução
1.1 Download
2.1 Configurando seu Brow
2.2 Abrindo um Mapa
3 Funções Basicas
4 Texturas
4.1 Adicionando texturas ( existentes )
5. Editando Elevações
5.1 Ladeiras
5.2 Morros e Valas
5.3 Paredes/Escadas
6 Água
7 Models ( objetos 3D )
7.1 Adicionando Models ao Mapa
7.2 Configurando o Model
8 Luzes
9 Gat Tiles
1. INTRODUÇÃO
Brow Edit o melhor programa para criar custom maps ( pelo menos na minha opinião ) ou modificar os
mapas que você ja tem. Se você via custom ekips e sprites em servers e sempre imaginava um mapa custom bem estiloso
pra sair da monotonia dos mesmos mapas, aqui esta sua salvação.
O Brow Edit ainda não esta terminado, alguns bugs podem ser encontrados nele. A alguns meses precisava de autorização
para uzar, mas o Borfs ( seu desenvolvedor ) liberou \o / .
1.1 DOWNLOAD
Aqui o Brow Configurado por mim para rodar com o Sakray . É altamente recomendavel ultilizar o Sakray, pois com o BRO (rag brasileiro ) o Brow pode dar bugs ! .
Aqui o site do Fórum do Brow para o Download direto deles.
Também tem o Suporte Brasileiro no site ( igual o nosso forum do eAthena ) mas o suporte brasileiro la é meio paradão =/ .
2.1 CONFIGURANDO SEU BROW
As Texturas e todas outras coisas que o Brow ultiliza não estam salvas nele próprio, pois ficaria pesado.
O Brow usa as informações contidas na data do seu server oficial ( BRO, Sakray,KRO por exemplo.) pois assim as novas
atualizações que o server recebe ( como novos maps, textures,models,etc.) não precisaram ser feitas manualmente por você.
A Data estara em formato .grf que nada mais é uma forma de compactar, proteger, e atualizar facilmente.
Agora vamos dizer para o seu Brow aonde esta o seu Rag e a Data dele ( NÃO É O SERVER PRIVATE ).
Abra o Seguinte arquivo Brow Edit\data\configs\ro.xml com o bloco de notas.
No arquivo exibido as 5 primeiras linhas seram:
QUOTE
<config>
<ro directory="C:\Arquivos de programas\Gravity\RO">
<grf>C:\Arquivos de programas\Gravity\RO\sdata.grf</grf>
</ro>
<files>
A parte escrita em VERMELHO é o diretório do seu Ragnarok ( pasta do rag ). caso o seu diretório não seja esse substitua pelo seu
A parte escrita em VERDE é o diretório da sua DATA. ela esta dentro da pasta do seu rag, caso não seja esta substitua.
Se voce fizer tudo direito não tera problemas em abrir o Brow ^^ .
2.3 COMEÇANDO UM MAPA
O Brow Buga se você escolher a opção de fazer um mapa Novo.
Então é altamente recomendavel abrir um Mapa existente, limpa-lo e fazer o seu em cima
Para Abrir um mapa existente escolha File> Open From GRF
e procure mapa que você deseja.
Mas antes de escolher o Mapa, não escolha qualquer um, pense no tamanho e no tipo. Se você quer fazer um fild não escolha prontera por exemplo
Para o tutorial vamos tentar fazerum fild. Então vams abrir o Mapa data\prt_fild06 que tem umas texturas boas.
3. FUNÇÕES BÁSICAS
Bom, para fazer bons mapas com o Brow, não é necessario usar funções muito sofisticadas. Lembre-se: simplicidade torna o seu mapa limpo ( sem muita coisa que dificulde a visão do player ) bonito e muitas vezes estiloso.
No item anterior eu disse que abririamos um mapa e o limpariamos, então vamos aprender a limpar.
(IMG:https://2img.net/r/ihimizer/img177/1595/brow3r.png)
Aperte Tools> Clear Map, e uma janela com as opções do que limpar aparecera.
Descelecione Textures, pois você perdera todos atalhos de texturas salvos. ( continue lendo o tutorial que voce entendera. )
Agora voce devera ver +/- isto:
As outras principais Funções se localizam na barra superior na parte Edit Mode ( Modo de edição ).
Global Height Edit : Relamente não farão a minima idéia do isso seja . (IMG:style_emoticons/default/emotionless.gif)
Detail Terrain Edit : Relevo do seu mapa, com essa opçõo você pode fazer crateras e/ou montanhas.
Wall Edit : Cria paredes.
Object Edit: Edita e adiciona objetos 3D ao seu mapa.
GAT Edit: Tiles ( quadradinhos ) que seu char pode andar ou não.
Water Edit: Opções de água.
Effects Edit: Adiciona Efeitos.
Sounds Edit: Adiciona Sons.
Lights Edit: Adiciona Efeitos de Luz.
Object Group Edit: Edita Grupos de objetos.
Sprite Edit: Adiciona Sprites.
Texture Paint Edit: Ainda não foi adicionado ( creio eu não foi. ) provavelmente servira para modificar texturas.
Nos próximos tópicos aprofundarei mais cada função!
4. TEXTURAS
PARTE TEÓRICA
Para começar a editar texturas selecione Edito Mode>Textures. As Texturas apareceram do lado direito do seu Brow.
Texturas são uma das partes mais essenciais do seu mapa! É o que da cor ao seu mapa, um bom conjunto de texturas é essencial.
Cada mapa tem um conjunto de texturas originais seu (palheta de texturas), mas apenas aparecem 2 texturas por vez no brow.
Para olhar o resto da palheta original do seu mapa aperte os botões { e [ (acento e colcheia ).
Se você quiser ver quais tiles etão se juntando aperte " G " para ver ou não ver.
para aumentar elas aprte + e - ( se você aumentar a textura ela ficara borrada, não aconselho isso)
para copiar tiles, deixe os tiles selecionados ( em vermelho ) em cima dos que você quer copiar,
Aperte C para copiar clique para colar, para selecionar ele denovo aperte P .
Resumo dos comandos:
PARTE PRÁTICA
No nosso mapa que abrimos devemos ver estas texturas a direita:
Agora vamos mudar as texturas que estão " desenhadas no mapa "
Vamos até esta parte do mapa que é a entrada direita de prontera:
Que tal fazer uma pracinha perto da entrada? Escolha esta textura:
E para adicionar a textura ao mapa arrate uma caixa na textura n parteque você quer, e faça uma pracinha quadrada assim:
Muito simples!
4.1 ADICIONANDO TEXTURAS A SUA PALHETA
Agora que realmente vem a verdadeira modificação de texturas *-* . A lista de todas texturas do jogo esta em uma janela cujo atalho é Ctrl + T .
Vamos escolher uma Textura bonita para o centro da nossa praça, escolha uma de sua preferencia. Após escolher uma bonita apenas clique em cima para adicionar a sua palheta.
minha praça com uma nova textura na palheta ficou assim:
Repare que a lista de texturas esta em coreano. As prncipais texturas de terrnos, chãos e cidades estão na ultima opção do tópico RO. Os demais são usados principalmente em Models (objetos 3D).
5. EDITANDO ELEVAÇÕES
Para editar elevações Selecione Edit Mode> Ground Height Edit.
Repare que nessa opção aparecem números ( 1,2,4,8,16,32,64) mas isto é apenas o numero de tiles que você selecionara.
Este numero pode ser alterado facilmente com + e -.
As elevações de terreno são essenciais para o seu mapa, principalmente em filds, filds planos não tem a minima graça.
Já em cidades são necessários para se fazer paredes, escadas. Esta função também é usada para se fazer valas, rios,lagos, etc.
Para elevar suas Tiles apenas clique com o botão esquerdo do mouse, já para rebaixa-los segure o botão direito e depois vá apertando o esquerdo.
Note que haverão " buracos " entre os Tiles, para fundi-los ultilize a tecla F . Depois de fundidos você repara que eles estão muito pixelados ( quadradoes ) , ultilize a tecla S para suavizar.
Resumo de comandos:
5.1 Ladeiras
PARTE TEÓRICA
Essa parte é bem simples, aqui vão apenas conselhos ^^. Quando for fazer uma ladeira, use texturas adequadas, como umas rochas na borda da ladeira por exemplo. Também faça varios tiles em dferentes niveis e ligue-os, ao invés de fazer um bem la no alto e ligar, se você fizer isto sua textura ficara muito distorcida
aqui o jeito CERTO
PARTE PRÁTICA
Para deixar a nossa pracinha mais bonita e estilosa que tal eleva-la e rebaixar o centro?
selecione o edit mode: ground height edit e 1º vamos eleva-la. Tente subir os tiles uns 5 cliques. E rebaixe o centro uns 2 cliques
E depois funda os tiles e suavize.
5.2 EDITANDO MORROS E VALAS
PARTE TEÓRICA
Editar Morros é mais simples quanto elevar tiles e fundi-los. Ele eleva os tiles funde ao mesmo tempo. Para acessar a opção
editar morros selecione Edit>Sloping.
Agora é do mesmo jeito que no tópico anterior, botão esquerdo para elevar, esquerdo + direito para rebaixar.
Assim que os rios e lagos são feitos. Não pule direto para o tópico água continue lendo na ordem.
PARTE PRÁTICA
Que tal uma laguinho em volta de nossa praça? Tente fazer um não muito perto dela. A água vira depois, apenas rebaixe o terreno com o botão direito + o esquerdo.
5.3 PAREDES E ESCADAS
Para começar a editar paredes primeiro você precisa elevar o tile que você quer " paredar ". Depois escolha Edit Mode> Wall Edit.
Eleve o conjunto de tiles que você deseja fazer uma parede
E com , (virgula) faz paredes no vertical e com . (ponto) faz paredes na horizontal. Lembrando que o tile que voce seleciona deve ser o inferior. A parede sempre tera a Textura que esta selecionada.
Creio que esta parte não precisa ser dividida em teórica/prática, pois ja esta bem esplicado. Se alguém não entender e achar que precisa eu faço ^^ .
Para fazer escadas é a mesma coisa xP .
6. Água
A parte mais simples de todas! Selecione Edit Mode>Water e aperte Page Up para subir o nivel d'água e Page Down para abaixar ^^ .
7. MODELS
Models são os objetos 3D que tornaram seu mapa mais " cheio ". Sempre tente ultilizar uma boa variedade de Models, mas não se esqueça que eles devem combinar entra si e combinar com as texturas.
Para começar a editar os Models selecione Edito Mode>Object Edit. Aperte ctrl+ M Para abrir a lista dos Models.
Novamente estara tudo em coreano -'', a maioria dos Models esta na pasta RO, mas de uma olhada nos outros para ver alguns modelzinhos perdidos ^^.
Abuse de models de detalhes ( Como plantas e quinas de calçadas) para embelezar seu mapa, mas sem deixa-lo muito poluido.
Para adicionar o model que esta na lista para seu mapa segure Ctrl Clique no model e depois no mapa e pronto!
A parte prática do próximo incluira isso.
7.1 EDITANDO OS MODELS
PARTE TEÓRICA
Você pode tanto aumentar seu model como roda-lo em todos eixos. Clique em seu Model e então aperte Enter. Aparecera:
1,2,3 Posições no Espaço, você nuca ira mecher na 1 e na 3 que não são uteis. a 2 é a altitude que o Model esta, teste os valores para elevar ela em relação ao chão ou enfiar ela na terra.
4,5,6 Tamanho do Model, 4 para aumentar ele na horizontal, 5 na vertical e 6 na horizontal2 Pode ser usado também Alt + Botão esquerdo do mause
7,8,9 Rotacionar em diferentes eixos, o 7 é o mais util, que gira sem inclinar. Pode-se usar também Ctrl + Botão esquerdo do Mause.
As mesmas regras de copiar e colar se aplicam aqui. Aperte Barra de Espaço para rodar em 90graus o model.
PARTE PRÁTICA
Para podermos acessar nossa praça precisamos de uma ponte! Procure na lista de Models uma ponte e coloqueela no mapa,
tente ajustar ela para ligar a praça ao resto do mapa. A ponte estara muito alta, então aperte Enter e coloque um valor no Parâmetro 2 antes citado até se ajustar. ( minha SS estara um pokim diferente das outras porque fechei o programa sem querer sem salvar T.T ) .
E uns bancos e enfeites para praça ficar bunitosa *-*.
8. LUZES
PARTE TEÓRICA
Para começar a editar as Luzes Selecione Edito Mode>Lights Edit. Se você que colocar luzes de postes por exemplo
Selecione View> Objects ( isso se aplica a qualquer edit mode ).
Para adicionar a nova fonte de luz aperte ctrl + botao esquerdo do mause. Após seleciona-la aperte Ctrl+ botao esquerdo do mause para cima ou para baixo para ajustar a altura.
Para modificar seu alcance, Clique nela com Alt+ botao esquerdo do mause para cima e para baixo
Aperte Enter para modificar seus parâmetros assim como nos models.
O parâmetro Color define a cor da lampada, repare que tem três valores para modificar a cor,eu não entendo de modificação de cores, mas se você quiser uma, tentecriar um cor nova no paint que ele mostra os três parâmetros ^^.
Intensity> Intensidade, modifique este valor para ser uma luz forte ou fraca.
Range > Alcance Defina o alcance aqui.
PARTE PRÁTICA
Aqueles postes de luz devem emitir luz para o mapa ser beem realista! Tente adicionar luzes com as instruções teóricas.
O resultado sera +/- assim:
IN-GAME o resultado sera diferente do mostrado ai, não coloquei SS in-game porque não sei nem coloca o server pa funfa direito muito menos adicionar o mapa ao jogo (ja existe um tuto de adicionar mapas).
9.Gat Tiles
PARTE TEÓRICA
Gat Tiles nada mais são do que os Tiles andaveis, e não andaveis. Eles ficam salvo no arquivo .gat do seu mapa (óbvio).
Existem os seguintes tipos de Gat Tiles:
O lance de "atiráveis", ~soa tile por onde as flechas e balas podem passar. Por Exemplo uma grade, você marca ela como não andável, mas atirável, porque flechas podem passar por uma grade.
A mesma forma de adicionar texturas é usada nos gattiles. Um comomando a mais eh a Barra de espaço, ela faz com q o gattile fique no mesmo nivel que os tiles normal.
não vejo necessidade da parte pratica.
Creditos: TaRaNiZ
obs: Qualquer duvida a Staff ajudará, Poste abaixo.
Índice
1. Introdução
1.1 Download
2.1 Configurando seu Brow
2.2 Abrindo um Mapa
3 Funções Basicas
4 Texturas
4.1 Adicionando texturas ( existentes )
5. Editando Elevações
5.1 Ladeiras
5.2 Morros e Valas
5.3 Paredes/Escadas
6 Água
7 Models ( objetos 3D )
7.1 Adicionando Models ao Mapa
7.2 Configurando o Model
8 Luzes
9 Gat Tiles
1. INTRODUÇÃO
Brow Edit o melhor programa para criar custom maps ( pelo menos na minha opinião ) ou modificar os
mapas que você ja tem. Se você via custom ekips e sprites em servers e sempre imaginava um mapa custom bem estiloso
pra sair da monotonia dos mesmos mapas, aqui esta sua salvação.
O Brow Edit ainda não esta terminado, alguns bugs podem ser encontrados nele. A alguns meses precisava de autorização
para uzar, mas o Borfs ( seu desenvolvedor ) liberou \o / .
1.1 DOWNLOAD
Aqui o Brow Configurado por mim para rodar com o Sakray . É altamente recomendavel ultilizar o Sakray, pois com o BRO (rag brasileiro ) o Brow pode dar bugs ! .
Aqui o site do Fórum do Brow para o Download direto deles.
Também tem o Suporte Brasileiro no site ( igual o nosso forum do eAthena ) mas o suporte brasileiro la é meio paradão =/ .
2.1 CONFIGURANDO SEU BROW
As Texturas e todas outras coisas que o Brow ultiliza não estam salvas nele próprio, pois ficaria pesado.
O Brow usa as informações contidas na data do seu server oficial ( BRO, Sakray,KRO por exemplo.) pois assim as novas
atualizações que o server recebe ( como novos maps, textures,models,etc.) não precisaram ser feitas manualmente por você.
A Data estara em formato .grf que nada mais é uma forma de compactar, proteger, e atualizar facilmente.
Agora vamos dizer para o seu Brow aonde esta o seu Rag e a Data dele ( NÃO É O SERVER PRIVATE ).
Abra o Seguinte arquivo Brow Edit\data\configs\ro.xml com o bloco de notas.
No arquivo exibido as 5 primeiras linhas seram:
QUOTE
<config>
<ro directory="C:\Arquivos de programas\Gravity\RO">
<grf>C:\Arquivos de programas\Gravity\RO\sdata.grf</grf>
</ro>
<files>
A parte escrita em VERMELHO é o diretório do seu Ragnarok ( pasta do rag ). caso o seu diretório não seja esse substitua pelo seu
A parte escrita em VERDE é o diretório da sua DATA. ela esta dentro da pasta do seu rag, caso não seja esta substitua.
Se voce fizer tudo direito não tera problemas em abrir o Brow ^^ .
2.3 COMEÇANDO UM MAPA
O Brow Buga se você escolher a opção de fazer um mapa Novo.
Então é altamente recomendavel abrir um Mapa existente, limpa-lo e fazer o seu em cima
Para Abrir um mapa existente escolha File> Open From GRF
e procure mapa que você deseja.
Mas antes de escolher o Mapa, não escolha qualquer um, pense no tamanho e no tipo. Se você quer fazer um fild não escolha prontera por exemplo
Para o tutorial vamos tentar fazerum fild. Então vams abrir o Mapa data\prt_fild06 que tem umas texturas boas.
3. FUNÇÕES BÁSICAS
Bom, para fazer bons mapas com o Brow, não é necessario usar funções muito sofisticadas. Lembre-se: simplicidade torna o seu mapa limpo ( sem muita coisa que dificulde a visão do player ) bonito e muitas vezes estiloso.
No item anterior eu disse que abririamos um mapa e o limpariamos, então vamos aprender a limpar.
(IMG:https://2img.net/r/ihimizer/img177/1595/brow3r.png)
Aperte Tools> Clear Map, e uma janela com as opções do que limpar aparecera.
Descelecione Textures, pois você perdera todos atalhos de texturas salvos. ( continue lendo o tutorial que voce entendera. )
Agora voce devera ver +/- isto:
As outras principais Funções se localizam na barra superior na parte Edit Mode ( Modo de edição ).
Global Height Edit : Relamente não farão a minima idéia do isso seja . (IMG:style_emoticons/default/emotionless.gif)
Detail Terrain Edit : Relevo do seu mapa, com essa opçõo você pode fazer crateras e/ou montanhas.
Wall Edit : Cria paredes.
Object Edit: Edita e adiciona objetos 3D ao seu mapa.
GAT Edit: Tiles ( quadradinhos ) que seu char pode andar ou não.
Water Edit: Opções de água.
Effects Edit: Adiciona Efeitos.
Sounds Edit: Adiciona Sons.
Lights Edit: Adiciona Efeitos de Luz.
Object Group Edit: Edita Grupos de objetos.
Sprite Edit: Adiciona Sprites.
Texture Paint Edit: Ainda não foi adicionado ( creio eu não foi. ) provavelmente servira para modificar texturas.
Nos próximos tópicos aprofundarei mais cada função!
4. TEXTURAS
PARTE TEÓRICA
Para começar a editar texturas selecione Edito Mode>Textures. As Texturas apareceram do lado direito do seu Brow.
Texturas são uma das partes mais essenciais do seu mapa! É o que da cor ao seu mapa, um bom conjunto de texturas é essencial.
Cada mapa tem um conjunto de texturas originais seu (palheta de texturas), mas apenas aparecem 2 texturas por vez no brow.
Para olhar o resto da palheta original do seu mapa aperte os botões { e [ (acento e colcheia ).
Se você quiser ver quais tiles etão se juntando aperte " G " para ver ou não ver.
para aumentar elas aprte + e - ( se você aumentar a textura ela ficara borrada, não aconselho isso)
para copiar tiles, deixe os tiles selecionados ( em vermelho ) em cima dos que você quer copiar,
Aperte C para copiar clique para colar, para selecionar ele denovo aperte P .
Resumo dos comandos:
PARTE PRÁTICA
No nosso mapa que abrimos devemos ver estas texturas a direita:
Agora vamos mudar as texturas que estão " desenhadas no mapa "
Vamos até esta parte do mapa que é a entrada direita de prontera:
Que tal fazer uma pracinha perto da entrada? Escolha esta textura:
E para adicionar a textura ao mapa arrate uma caixa na textura n parteque você quer, e faça uma pracinha quadrada assim:
Muito simples!
4.1 ADICIONANDO TEXTURAS A SUA PALHETA
Agora que realmente vem a verdadeira modificação de texturas *-* . A lista de todas texturas do jogo esta em uma janela cujo atalho é Ctrl + T .
Vamos escolher uma Textura bonita para o centro da nossa praça, escolha uma de sua preferencia. Após escolher uma bonita apenas clique em cima para adicionar a sua palheta.
minha praça com uma nova textura na palheta ficou assim:
Repare que a lista de texturas esta em coreano. As prncipais texturas de terrnos, chãos e cidades estão na ultima opção do tópico RO. Os demais são usados principalmente em Models (objetos 3D).
5. EDITANDO ELEVAÇÕES
Para editar elevações Selecione Edit Mode> Ground Height Edit.
Repare que nessa opção aparecem números ( 1,2,4,8,16,32,64) mas isto é apenas o numero de tiles que você selecionara.
Este numero pode ser alterado facilmente com + e -.
As elevações de terreno são essenciais para o seu mapa, principalmente em filds, filds planos não tem a minima graça.
Já em cidades são necessários para se fazer paredes, escadas. Esta função também é usada para se fazer valas, rios,lagos, etc.
Para elevar suas Tiles apenas clique com o botão esquerdo do mouse, já para rebaixa-los segure o botão direito e depois vá apertando o esquerdo.
Note que haverão " buracos " entre os Tiles, para fundi-los ultilize a tecla F . Depois de fundidos você repara que eles estão muito pixelados ( quadradoes ) , ultilize a tecla S para suavizar.
Resumo de comandos:
5.1 Ladeiras
PARTE TEÓRICA
Essa parte é bem simples, aqui vão apenas conselhos ^^. Quando for fazer uma ladeira, use texturas adequadas, como umas rochas na borda da ladeira por exemplo. Também faça varios tiles em dferentes niveis e ligue-os, ao invés de fazer um bem la no alto e ligar, se você fizer isto sua textura ficara muito distorcida
aqui o jeito CERTO
PARTE PRÁTICA
Para deixar a nossa pracinha mais bonita e estilosa que tal eleva-la e rebaixar o centro?
selecione o edit mode: ground height edit e 1º vamos eleva-la. Tente subir os tiles uns 5 cliques. E rebaixe o centro uns 2 cliques
E depois funda os tiles e suavize.
5.2 EDITANDO MORROS E VALAS
PARTE TEÓRICA
Editar Morros é mais simples quanto elevar tiles e fundi-los. Ele eleva os tiles funde ao mesmo tempo. Para acessar a opção
editar morros selecione Edit>Sloping.
Agora é do mesmo jeito que no tópico anterior, botão esquerdo para elevar, esquerdo + direito para rebaixar.
Assim que os rios e lagos são feitos. Não pule direto para o tópico água continue lendo na ordem.
PARTE PRÁTICA
Que tal uma laguinho em volta de nossa praça? Tente fazer um não muito perto dela. A água vira depois, apenas rebaixe o terreno com o botão direito + o esquerdo.
5.3 PAREDES E ESCADAS
Para começar a editar paredes primeiro você precisa elevar o tile que você quer " paredar ". Depois escolha Edit Mode> Wall Edit.
Eleve o conjunto de tiles que você deseja fazer uma parede
E com , (virgula) faz paredes no vertical e com . (ponto) faz paredes na horizontal. Lembrando que o tile que voce seleciona deve ser o inferior. A parede sempre tera a Textura que esta selecionada.
Creio que esta parte não precisa ser dividida em teórica/prática, pois ja esta bem esplicado. Se alguém não entender e achar que precisa eu faço ^^ .
Para fazer escadas é a mesma coisa xP .
6. Água
A parte mais simples de todas! Selecione Edit Mode>Water e aperte Page Up para subir o nivel d'água e Page Down para abaixar ^^ .
7. MODELS
Models são os objetos 3D que tornaram seu mapa mais " cheio ". Sempre tente ultilizar uma boa variedade de Models, mas não se esqueça que eles devem combinar entra si e combinar com as texturas.
Para começar a editar os Models selecione Edito Mode>Object Edit. Aperte ctrl+ M Para abrir a lista dos Models.
Novamente estara tudo em coreano -'', a maioria dos Models esta na pasta RO, mas de uma olhada nos outros para ver alguns modelzinhos perdidos ^^.
Abuse de models de detalhes ( Como plantas e quinas de calçadas) para embelezar seu mapa, mas sem deixa-lo muito poluido.
Para adicionar o model que esta na lista para seu mapa segure Ctrl Clique no model e depois no mapa e pronto!
A parte prática do próximo incluira isso.
7.1 EDITANDO OS MODELS
PARTE TEÓRICA
Você pode tanto aumentar seu model como roda-lo em todos eixos. Clique em seu Model e então aperte Enter. Aparecera:
1,2,3 Posições no Espaço, você nuca ira mecher na 1 e na 3 que não são uteis. a 2 é a altitude que o Model esta, teste os valores para elevar ela em relação ao chão ou enfiar ela na terra.
4,5,6 Tamanho do Model, 4 para aumentar ele na horizontal, 5 na vertical e 6 na horizontal2 Pode ser usado também Alt + Botão esquerdo do mause
7,8,9 Rotacionar em diferentes eixos, o 7 é o mais util, que gira sem inclinar. Pode-se usar também Ctrl + Botão esquerdo do Mause.
As mesmas regras de copiar e colar se aplicam aqui. Aperte Barra de Espaço para rodar em 90graus o model.
PARTE PRÁTICA
Para podermos acessar nossa praça precisamos de uma ponte! Procure na lista de Models uma ponte e coloqueela no mapa,
tente ajustar ela para ligar a praça ao resto do mapa. A ponte estara muito alta, então aperte Enter e coloque um valor no Parâmetro 2 antes citado até se ajustar. ( minha SS estara um pokim diferente das outras porque fechei o programa sem querer sem salvar T.T ) .
E uns bancos e enfeites para praça ficar bunitosa *-*.
8. LUZES
PARTE TEÓRICA
Para começar a editar as Luzes Selecione Edito Mode>Lights Edit. Se você que colocar luzes de postes por exemplo
Selecione View> Objects ( isso se aplica a qualquer edit mode ).
Para adicionar a nova fonte de luz aperte ctrl + botao esquerdo do mause. Após seleciona-la aperte Ctrl+ botao esquerdo do mause para cima ou para baixo para ajustar a altura.
Para modificar seu alcance, Clique nela com Alt+ botao esquerdo do mause para cima e para baixo
Aperte Enter para modificar seus parâmetros assim como nos models.
O parâmetro Color define a cor da lampada, repare que tem três valores para modificar a cor,eu não entendo de modificação de cores, mas se você quiser uma, tentecriar um cor nova no paint que ele mostra os três parâmetros ^^.
Intensity> Intensidade, modifique este valor para ser uma luz forte ou fraca.
Range > Alcance Defina o alcance aqui.
PARTE PRÁTICA
Aqueles postes de luz devem emitir luz para o mapa ser beem realista! Tente adicionar luzes com as instruções teóricas.
O resultado sera +/- assim:
IN-GAME o resultado sera diferente do mostrado ai, não coloquei SS in-game porque não sei nem coloca o server pa funfa direito muito menos adicionar o mapa ao jogo (ja existe um tuto de adicionar mapas).
9.Gat Tiles
PARTE TEÓRICA
Gat Tiles nada mais são do que os Tiles andaveis, e não andaveis. Eles ficam salvo no arquivo .gat do seu mapa (óbvio).
Existem os seguintes tipos de Gat Tiles:
O lance de "atiráveis", ~soa tile por onde as flechas e balas podem passar. Por Exemplo uma grade, você marca ela como não andável, mas atirável, porque flechas podem passar por uma grade.
A mesma forma de adicionar texturas é usada nos gattiles. Um comomando a mais eh a Barra de espaço, ela faz com q o gattile fique no mesmo nivel que os tiles normal.
não vejo necessidade da parte pratica.
Creditos: TaRaNiZ
obs: Qualquer duvida a Staff ajudará, Poste abaixo.
Re: Tutorial para criar mapas.
Bom, eu tenho uma duvida, na verdade são duas, mais uma não é muito importante....
A primeira é: Minha janela está muito, muuuuiiiito grande, maior que a resolução do meu monitor, como diminuo o tamanho dela?
A primeira é: Minha janela está muito, muuuuiiiito grande, maior que a resolução do meu monitor, como diminuo o tamanho dela?
Red- Member
- Mensagens : 112
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 27
Re: Tutorial para criar mapas.
Não sei te dizer como mudar a resolução, porém você pode mudar
o jogo para a opção 'Full Screen'. Para isso vá na pasta do seu
BrowEdit > data > configs > ro.xml , abra com Bloco de notas,
Notpad++, ou qualquer outro editor de textos.
procure por: <fullscreen>false</fullscreen>
mude o 'false' para 'true' e salve.
o jogo para a opção 'Full Screen'. Para isso vá na pasta do seu
BrowEdit > data > configs > ro.xml , abra com Bloco de notas,
Notpad++, ou qualquer outro editor de textos.
procure por: <fullscreen>false</fullscreen>
mude o 'false' para 'true' e salve.
Chin- Desenvolvedor
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 32
Re: Tutorial para criar mapas.
do blowedit ? vá na pasta do blowedit aonde foi instalado, procure as pastas a seguir:
pasta Blowedit>Data>conf>ro.xml
abra o arquivo com o bloco de notas, podendo edita-lo
procure a linha esta linha
"<resx>1024 POR EXEMPLO</resx>
<resy>768 POR EXEMPLO</resy>"
caso queira usar fullscreen (modo tela cheia) procure
<fullscreen>false</fullscreen>
coloca true no lugar do false
ficando assim:
<fullscreen>true</fullscreen>
salva e bom trabalho!!
pasta Blowedit>Data>conf>ro.xml
abra o arquivo com o bloco de notas, podendo edita-lo
procure a linha esta linha
"<resx>1024 POR EXEMPLO</resx>
<resy>768 POR EXEMPLO</resy>"
caso queira usar fullscreen (modo tela cheia) procure
<fullscreen>false</fullscreen>
coloca true no lugar do false
ficando assim:
<fullscreen>true</fullscreen>
salva e bom trabalho!!
Re: Tutorial para criar mapas.
Um comentário que não vi nesse tutorial, é o fato do BrowEdit
apresentar "bugs" caso a pessoa esteja alternando entre o Brow
e outro programas, ou minimizando o mesmo.
Então tentem ficar 100% no BrowEdit quando estiverem criando
maps, ou salvem o mapa sempre que forem trocar de tela.
apresentar "bugs" caso a pessoa esteja alternando entre o Brow
e outro programas, ou minimizando o mesmo.
Então tentem ficar 100% no BrowEdit quando estiverem criando
maps, ou salvem o mapa sempre que forem trocar de tela.
Chin- Desenvolvedor
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 32
Re: Tutorial para criar mapas.
simsim, muitissimo obrigado ^^
Red- Member
- Mensagens : 112
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 27
Re: Tutorial para criar mapas.
Eu até conseguiria fazer alguns mapas, mas não tenho animo nem tempo para isso rs.
z Crazy™- Member
- Mensagens : 133
Data de inscrição : 24/02/2013
Idade : 28
Localização : São Paulo
Re: Tutorial para criar mapas.
z Crazy escreveu:Eu até conseguiria fazer alguns mapas, mas não tenho animo nem tempo para isso rs.
É facil fazer , só que demora pra arrumar os Gat's
Gabribushin- Newbie
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 22/02/2013
Idade : 27
Localização : Curitiba,PR
Re: Tutorial para criar mapas.
Exatamente @GabriBushin, eu não tenho tempo e nem paciencia para fazer essas coisas kk.
z Crazy™- Member
- Mensagens : 133
Data de inscrição : 24/02/2013
Idade : 28
Localização : São Paulo
Re: Tutorial para criar mapas.
Eu acho que fazer um mapa não é dificil,agora fazer "o mapa",é outros 500...
Vinisz- Newbie
- Mensagens : 78
Data de inscrição : 11/03/2013
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro
Re: Tutorial para criar mapas.
Cade o Link de Download?
Yuki Treiner- Newbie
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/05/2013
Idade : 27
Re: Tutorial para criar mapas.
KD Dowload?
Sr Luffy- Member
- Mensagens : 173
Data de inscrição : 03/06/2013
Re: Tutorial para criar mapas.
Anem... Fui baixar mais é uma bagunça que nao entendo bme... DLL...XML...Plugins Muita Coisa, poderia colocar o dowload da pasta completa apenas para min baixar e Execultar?
Sr Luffy- Member
- Mensagens : 173
Data de inscrição : 03/06/2013
Re: Tutorial para criar mapas.
http://browedit.excalibur-nw.com/?a=download link do download da versão atual...
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